segunda-feira, 28 de abril de 2014


No dia 23 de abril, quarta-feira, ocorreu uma Capacitação Estadual por intermédio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) de Porto Alegre, promovido pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4CRS) em Santiago. O município de Cacequi foi representado pelo Diretor de Programas Enf. Marcos Fragoso, pela Enf. Regiane Delavechia (ESF Central), pela Enf. Valquiria Savian (ESF Araci Freitas) e pela Odontóloga Maria Luiza Noal (ESF Padre Bottom).
A coordenadora do Núcleo de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, e do Controle de Combate ao Tabagismo, Tânia Santos, presidiu a capacitação nos turnos da manhã e da tarde. Conforme a coordenadora, o projeto Antitabaco tem boa aceitação dos municípios e é muito importante que os municípios façam a adesão como Cacequi, pois o RS ainda é um dos maiores produtores e consumidores de tabaco.
Segundo dados publicados no site de pesquisa Globocan 2008, as mais recentes estimativas mundiais sobre câncer apontam 12,7 milhões de casos novos e 7,6 milhões de óbitos por câncer no mundo. O tipo com maior mortalidade foi o câncer de pulmão (1,3 milhão de mortes). 
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão. Em geral, as taxas de incidência em um determinado país refletem seu consumo de cigarros. (Estimativa/2010 – Incidência de Câncer no Brasil – Inca – Ministério da Saúde).
De acordo com o Secretario Leomar Maurer, “o programa é mais um benefício do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ), pois junto a adesão realizada pelo Secretário as ESFs, o município se propôs a trazer o programa. Isso demostra que estamos atentos em não somente tratar doença, mas trabalhar com prevenção. E o envio dos quatro Profissionais mostra que os grupos serão realizados nas 4 ESFs, obedecendo os territórios”. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário