terça-feira, 15 de novembro de 2011

Dia do Diabetes: Educar para prevenir é o tema da campanha mundial


         Hoje é lembrado o Dia Mundial do Diabetes. Prevenção e Educação são os focos da campanha mundial, que segue até 2013, definida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) – entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Desde 7 de novembro, estão acontecendo atividades por todo o País para reforçar a data e informar a população sobre importância da prevenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a IDF, o Brasil passará da 8ª posição do ranking mundial de portadores do diabetes para a 6ª posição em 2030. A pesquisa Vigitel, inquérito por telefone do Ministério da Saúde, publicada neste ano, verificou 6,3% da população igual ou maior de 18 anos possui diabetes. Isso representa cerca de 8,3 milhões de pessoas. A pasta estima que outras 3 milhões de pessoas desconhecem serem portadores da diabetes.
O que é diabetes?
O diabetes é uma doença causada por um aumento do açúcar (glicose) no sangue. Isso não significa que houve uma ingestão de grandes quantidades de açúcar: o problema é que , na maioria das vezes, um hormônio chamado insulina, fabricado pelo pâncreas, é produzido em quantidade menor que a necessária e não age como esperado.
Quando produzida normalmente, a insulina permite o uso da glicose (açúcar) como fonte de energia. No portador de diabetes, como a insulina não funciona bem e é produzida em quantidade menor, há aumento do açúcar (glicose) no sangue. É esse aumento de açúcar no sangue que leva às complicações.
Quais os principais sintomas?
·                       Urinar em grande quantidade
·                       Perda de peso involuntária
·                       Apetite excessivo
·                       Cansaço excessivo
·                       Sede excessiva
·                       Visão borrada
Como saber se tenho diabetes?
Dosando o açúcar (glicose) no sangue.
A interpretação do resultado deverá ser feita pelo seu médico.
Como se cura?
Por enquanto o diabetes não tem cura, mas é perfeitamente possível ter uma vida normal se você se alimentar adequadamente, praticar exercícios físicos e controlar sempre o teor da glicose, por meio de exame de sangue.
Como prevenir?
Todas as pessoas com mais de 45 anos devem ser submetidas à dosagem de açúcar no sangue no mínimo a cada 3 anos. Pessoas que fumam, são obesas, sedentárias, têm colesterol elevado ou têm pressão alta devem dosar o açúcar no sangue pelo menos 1 vez ao ano, seja qual for a idade. Também os parentes próximos dos diabéticos devem ter o açúcar no sangue dosado. É possível prevenir o diabetes ou retardar seu aparecimento com dieta adequada e atividades físicas. Uma vida saudável é sempre a melhor prevenção. Procure seu médico e siga todas as orientações.
O diabetes pode levar a outros problemas de saúde?
Se você tem diabetes, é melhor se cuidar, sempre.
A elevação do açúcar no sangue (hiperglicemia) por longos períodos acaba por gerar os seguintes problemas:
·                       Neuropatia – problema nos nervos que afeta geralmente as pernas, mas pode ocorrer em outras regiões do corpo.
·                       Retinopatia – acometimento dos olhos que pode levar à cegueira.
·                       Nefropatia – acometimento dos rins que pode fazer com que eles parem de filtrar o sangue.
·                       Doenças do coração e vasos – muito comuns nos .djtbéticos, podem levar a infartos, derrames ou amputações de pernas.
·                       Problemas nos pés - quem diabetes deve tomar cuidados especiais com os pés: evitar ferimentos, usar calçados adequados e verificá-los, comunicando qualquer anormalidade ao médico.
Por isso, não relaxe no tratamento: Mantenha sua saúde sob controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário